quinta-feira, 16 de maio de 2019
















Iniciou no mês de março do ano em curso, o projeto: Pesquisa geográfica e produção textual – redação, uma parceria entre os professores: Cássio Figueiredo, da disciplina de Geografia, com pesquisa na STE (Sala de Tecnologia Escolar) e materiais afins, sobre uma temática contida em um dos conteúdos, cobrados no referencial curricular da disciplina ministrada por ele ao longo de cada mês, assim como, aulas expositivas, debatendo com os alunos sobre o que vem abordar a referida temática. Ficando, contudo, sob a responsabilidade da Professora Vilma M. D. C Natal, da disciplina de Língua Portuguesa, num primeiro momento, explanar sobre as regras básicas e/ou necessárias para a produção de uma redação (dissertativa-argumentativa), sobre o uso correto dos elementos conectivos em uma produção conforme a citada. E, posteriormente a este momento, disponibilizar uma aula por mês para a produção do gênero textual citado, avaliado de zero a cinco como parte da avaliação mensal de cada bimestre, a ser somado a uma outra atividade, avaliada de mesmo peso, já que, será cobrada uma produção como esta, ao longo deste ano letivo, o qual os alunos o produzirão embasados no material pesquisado por eles, orientados pelo professor Cássio, anteriormente a data, agendada, previamente pela professora, para a produção da redação.
Vale ressaltar que a cada produção textual produzida pelos alunos, a professora Vilma recolherá estas, para as devidas correções, focando nos quesitos: estrutural, ortográfico, acentuação, pontuação, linguagem, estilo, entre outros; portanto, tudo o que se é cobrado em uma redação do ENEM. Ficando assim, após esse momento, a devolutiva das redações aos seus respectivos donos para que estes as passem a limpo, corrigindo tudo o que for necessário, reestruturando adequadamente o gênero textual produzido por eles.
Portanto, com tudo isso, é visado pelos professores organizadores desse projeto, que alunos compreendam a importância de se escrever, porém escrever com qualidade, demonstrar habilidade em produzir uma produção textual dessa, domínio na escrita, enfim, compreender que somente através do treino constate que se alcança produções aceitáveis e de excelência, sendo bem avaliados no ENEM, ou em qualquer outro tipo de prova que venham participar ao logo da vida educacional e até mesmo, na vida profissional.

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